Get Adobe Flash player
Login
Notícias

As recentes notícias em saúde, ciência e tecnologia:

Ventilação Mecânica

Programa
Atualização Profissional em Medicina Intensiva – AMIB

Tema
Ventilação Mecânica

Descrição
No dia 5 de abril de 2006, a partir das 20h, a Tv Conexão Médica transmite mais um programa da Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB.
Nesta segunda apresentação o Dr. Carlos Carvalho, que ministrará a palestra, é pneumologista, especialista em terapia intensiva pela Universidade de São Paulo (USP) e Professor Livre Docente da Disciplina de Pneumologia na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Ele explica que a ventilação mecânica é uma técnica de respiração artificial que envia oxigênio para os pulmões por pressão. Utilizada em pacientes com alto grau de dificuldade respiratória, é comum nos que se encontram nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ou em processo cirúrgicos.
“Mais da metade dos pacientes internados nas UTIs está utilizando respiração artificial. Entre os que não estão, muitos já utilizaram e estão em observação para o caso de voltarem a apresentar dificuldades respiratórias.”
Os convidados que participam do debate são a Dra. Carmem Velente Barbas, Professora Livre Docente da Disciplina de Pneumologia da FMUSP; Dr. Alexandre Isola, Coordenador em Ventilação Mecânica do Serviço de Terapia Intensiva do Hospital do Servidor Público Estadual (STI-HSPE); Dr. Guilherme Schettino; Dr. Cid Marcos David, do Rio de Janeiro, Professor da Universidade do Rio de Janeiro, Coordenador da UTI do Hospital das Clínicas Clementino Fraga Filho e ex-presidente AMIB; e Dr. Marco Antônio Soares Reis, Intensivista e Pneumologista dos Hospitais Universitário São José e Madre Teresa Ao fim das discussões, o Dr. Carlos Carvalho apresentará a posição do Consenso Brasileiro de Ventilação Mecânica, coordenado por ele, que visa a normatizar as técnicas de respiração artificial.
Revalidação: Esta atividade já vale pontos para revalidação de Título de Especialista de acordo com a resolução do CFM. Não se esqueça de assinar a lista de presença em seu auditório.
O código deste aula será: 1501.

Dur. aprox.
02h07m

VN:F [1.9.8_1114]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Tags
Cursos