Get Adobe Flash player
Login
Notícias

As recentes notícias em saúde, ciência e tecnologia:

Comportamentos intrínsecos aos líderes

Por Rudy Rocha

 

A liderança envolve um conjunto bastante complexo de habilidades, competências e atitutes. Isso todos nós sabemos.

Destacamos algumas condutas, no entanto, que devem ocorrer de forma espontânea para que haja liderança de alta performance sustentável. Obviamente não se pretende exaurir o tema, sendo cabíveis diversos outros itens. Veja os itens e dê sua opinião:

1) Fazer com que os outros se sintam seguros em se exporem – um líder promove o empowerment, possibilitando que seus liderados não tenham receio de assumirem abertamente opiniões e responsabilidades.

2) Tomar decisões rapidamente – um líder deve ter a capacidade de filtrar as informações que precisa e tomar as decisões no momento certo, especialmente quando sob intensa pressão.

3) Comunique as expectativas – as pessoas saberem claramente o que se espera delas é essencial para um bom clima organizacional.

4) Liderar pelo exemplo – “faça o que eu faço, não importa o que eu falo”

5) Meça e gratifique a boa performance – a meritocracia com requisitos claros é uma poderosa ferramenta de gestão

6) Assumir responsabilidade – por erros e acertos. Não fazer “caça às bruxas”, nem ser condescendente, atribuíndo ao grupo um mérito que é claramente seu. Apesar do possível benefício motivacional no curto prazo, a falta de honestidade sempre cobra seu preço.

7) Dar feedbacks continuamente – o fornecimento de devolutivas e feedbacks é uma atribuição que requer paciência e sensibilidade. E é de fundamental importância. Ter um processo que garanta que o feedback ocorra de forma orgânica e estruturada é bastante proveitoso para qualquer organização.

8) Gerenciar os talentos da organização – realizar de forma continua (como processos permanentes) atividades de recrutamento e seleção, capacitação, motivação e demissão de funcionários. Atuar de forma pró ativa ao invés de reativa (abrir uma vaga apenas quando um funcionário pede demissão, por exemplo).

9) Resposta rápida e ZERO procrastinação – como tudo na vida, “resolver problemas” é uma habilidade que se for bastante exercitada propicia cada vez um melhor desempenho. É, portanto, objeti de treino e prática.

10) Cultiva relacionamentos – as relações sociais são vivas e com dinamisco orgânico. Os vínculos pessoais, profissionais  e afetivos são perecíveis por natureza. Sem um zelo e cultivo, tendem a perder importância.

 

Qual a sua opinião? O que você considera que são os atributos mais relevantes da Liderança  na área da saúde?

VN:F [1.9.8_1114]
Rating: 5.0/5 (2 votes cast)
Comportamentos intrínsecos aos líderes, 5.0 out of 5 based on 2 ratings

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Tags
Cursos