Get Adobe Flash player
Login
Notícias

As recentes notícias em saúde, ciência e tecnologia:

Desmistificando o Marketing em Saúde

Programa
Marketing em Saúde

Tema
Desmistificando o Marketing em Saúde

Descrição
A Primeira aula desse programa é desmistificar o marketing e explorar os conceitos básicos do marketing em serviços. Tópicos – O espaço do Marketing Em Saúde : O espaço do marketing em saúde é o espaço da relação de empresas, instituições e prestadores de serviços de saúde com um tipo muito especial de demanda: a vida.
– A verdadeira natureza do marketing : O marketing está para as empresas assim como o sistema nervoso está para os organismos superiores. Assim o marketing deve ser capaz de entender o ambiente de atuação da empresa e constituir-se na interface inteligente da instituição com o mercado.
– O marketing, assim como a medicina, ocupa-se dos meios e não dos fins. O marketing, da mesma forma como a medicina, é uma profissão de meios e não de fins. Ambas as atividades valem-se de procedimentos e práticas que tem por fim alcançar seus objetivos de maneira indireta. A medicina busca restaurar a saúde.O marketing busca identificar e agregar valor no atendimento das necessidades e desejos dos consumidores através de produtos e serviços.
– As boas práticas do marketing em saúde : A ética deve ser o eixo do marketing em saúde. O marketing, como função chave da instituição, deve promover o mutuo entendimento entre a organização e sua clientela. Sua condução precisa ser responsável e criteriosa. Do mesmo modo como um medicamento ministrado de forma adequada e na dose certa irá produzir o efeito terapêutico esperado, o marketing, aplicado com boas práticas, irá produzir benefícios efetivos para a instituição.
– A distinção entre o marketing em saúde e o marketing convencional : O marketing em saúde agrega uma camada de exigências éticas e técnicas que ampliam o escopo do marketing convencional. Pode-se dizer que tanto um como outro pertencem à mesma família, mas o seu DNA os torna espécies diferentes.
– Alguns diferenciais importantes do Marketing especializado em saúde : Se fizermos uma correlação entre a condição da saúde do cliente e o nível de informação que as pessoas dispõem sobre as questões de saúdes, podemos dizer que o marketing convencional atua principalmente no primeiro quadrante enquanto o marketing das instituições de saúde atua principalmente no quarto quadrante. Esta correlação estabelece a distinção entre o marketing convencional e o marketing especializado em saúde sob a ótica da “assimetria” de conhecimentos que a Organização Mundial de Saúde aponta existir entre o cliente e o fornecedor de serviços na área da saúde.

Dur. aprox.
01h02

VN:F [1.9.8_1114]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Tags
Cursos