Get Adobe Flash player
Login
Notícias

As recentes notícias em saúde, ciência e tecnologia:

Hemorragia Digestiva Baixa e Sangramento Gastrointestinal Oculto

Programa
Rede SOBED de Atualização em Endoscopia Digestiva e Gastroenterologia

Tema
Hemorragia Digestiva Baixa e Sangramento Gastrointestinal Oculto

Descrição
A Conexão Médica e a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – SOBED transmitem mais um programa da Rede SOBED de Atualização em Endoscopia Digestiva e Gastroenterologia.
“Hemorragia Digestiva Baixa e Sangramento Gastrointestinal Oculto” é o tema do programa que abordará doenças localizadas no cólon, reto ou ânus, que provocam sangramento pelo ânus, tais como divertículos, malformação vascular, colite, doenças anorretais, intestino delgado e tumores.
Com abertura do Dr. Cleber Vargas, presidente da SOBED, e coordenação do dr. Artur Parada, Presidente eleito da SOBED (2006-2008), e a participação de convidados, o programa prevê a interação de médicos, estudantes e especialistas. Eles poderão debater com os convidados durante as discussões, que também abrangerão a ressecção de pólipos e outras lesões.
Hemorragia Digestiva Baixa : Antes, durante ou após a evacuação, a presença de sangue é sempre motivo de preocupação e deve ser avaliada por um especialista o mais breve possível. Quando a perda de sangue é originada no cólon, reto ou ânus, é chamada hemorragia digestiva baixa. Divertículos, malformação vascular, colite, doenças anorretais, intestino fino e tumores são os principais problemas encontrados nesses casos.
Nem sempre, porém, a perda de sangue é visível. O chamado sangramento oculto ocorre freqüentemente nos casos de tumores malignos de cólon e só pode ser detectado por meio de pesquisa de sangue oculto nas fezes.
O exame é recomendado pelos médicos mesmo em pacientes sem nenhuma queixa. Realizado anualmente a partir dos 50 anos de idade, ou conforme orientação do especialista, é uma ferramenta importante especialmente para detecção precoce do câncer colo-retal.
Este tipo de câncer abrange tumores localizados no cólon (intestino grosso) e no reto. Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o ano de 2005, no Brasil, apontam este tumor maligno como o 4º mais freqüente tanto em homens como em mulheres. A moderação será feita pelo Presidente da Sobed, Dr. Cleber Vargas, e do futuro Presidente, Dr. Artur Parada.
O evento tem duas horas de duração, é interativo e será transmitido para todos os assinantes da Rede Conexão Médica. Objetivos : A Rede Sobed de Atualização em Endoscopia Digestiva e Gastroenterologia estreou no dia 7 de julho. Segundo o Dr. Artur Parada, presidente eleito para o biênio 2006-2008 da SOBED, o objetivo é levar a todos os endoscopistas do Brasil as informações mais recentes da área. “A SOBED, tendo em mente as dimensões do país, está trabalhando para disponibilizar informações de uma forma mais ampla para seus sócios e demais colegas”, afirmou.
Com duas horas de duração, o objetivo é propiciar debates sobre os principais avanços na área e discussões de casos clínicos, através da participação de renomados professores e colaboradores. “Além da parte científica, abordaremos também as atividades da Sociedade”, explicou o Dr. Parada.
Em breve, este curso será credenciado na Associação Médica Brasileira – AMB e no Conselho Federal de Medicina – CFM e contará pontos para revalidação de título de especialista, de acordo com a Resolução 1755/04.
SOBED : Criada em 1975, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – SOBED possui cerca de 3.000 associados e está presente em todos os estados brasileiros. Seu objetivo é estimular, divulgar, regular, incrementar, orientar e qualificar médicos interessados nesta especialidade. Realiza diversos eventos, entre eles, um Congresso Nacional todos os anos pares, em conjunto com a Federação Brasileira de Gastroenterologia e nos anos ímpares realiza um Seminário Nacional de Endoscopia Digestiva, além de inúmeros cursos de atualização.
Mais informações no site: www.sobed.org.br – ABERTURA : Cleber Vargas – Artur Parada.
DEBATE E DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS : Paulo Correa – Lix Reis Oliveira – Paula Poletti – Marcus Vinícius Borges.

Dur. aprox.
01h55

VN:F [1.9.8_1114]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Tags
Cursos