Get Adobe Flash player
Login
Notícias

As recentes notícias em saúde, ciência e tecnologia:

Comunicação

Programa
I Curso de Cuidados Paliativos – ANCP

Tema
Comunicação

Descrição
O I Curso de Cuidados Paliativos, promovido pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) aborda, em seu segundo módulo, o tema Comunicação.
O programa trata desde conceitos básicos a temáticas mais complexas, como a comunicação e relacionamento do médico com a família de pacientes graves, com a vida ameaçada. Outras abordagens ganham destaque: dor, sintomas digestivos e respiratórios, sofrimento psíquico e cuidados ao final da vida e sedação paliativa.
Esta aula apresenta a importância da comunicação eficaz com o indivíduo doente e sua família e como ela deve ser empática, amorosa e respeitosa. Isto se torna mais crucial quando as notícias a serem comunicadas são desagradáveis e levam o doente e a família a confrontarem aspectos dolorosos, como a perspectiva da morte e das perdas que ela traz. Alguns lembretes são preciosos neste momento: apresentaremos o protocolo do EPEC, mundialmente aceito como propiciador de uma comunicação eficaz com o doente e a família. Este módulo conta com a participação de Maria das Graças Mora Cruz, Médica do Serviço de Cuidados Paliativos do HSPE, e Dra. Maria Júlia Paes.
Certificado pela ANCP. Código 1451.

Dur. aprox.
01h01

VN:F [1.9.8_1114]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Tags
Cursos