Get Adobe Flash player
Login
Notícias

As recentes notícias em saúde, ciência e tecnologia:

CREMESP proibe médicos de receberem incentivos da indústria farmacêutica

Em linha com a tendência nacional e mundial, os órgãos representativos de categorias profissionais enrijecem as normas éticas, buscando assim coibir abusos cometidos.

Motivado particularmente pelo recente escândalo da máfia das próteses, o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) publicou em 05/02/15  resolução que proíbe médicos paulistas a prescrever medicamentos, órteses, próteses e outros materiais como contrapartida de gratificações da indústria.

A resolução também determina que o médico referência em sua área de atuação, contratado na condição de consultor ou divulgador das empresas farmacêuticas ou de órteses e próteses deverá informar por escrito ao Cremesp o tempo em que atuará nessa condição e o nome da empresa em que prestará serviço.

Os médicos estão vetados de permitir a entrada na sala cirúrgica de representantes das empresas –exceto quando em função exclusivamente técnica e sem acesso ao campo cirúrgico.

O documento também responsabiliza os diretores técnicos e clínicos de hospitais caso haja má utilização das órteses e próteses.

Para o Cremesp, a relação de médicos e hospitais com a indústria de medicamentos, órteses, próteses e materiais “ultrapassou os limites éticos, bioéticos e sociais da boa prática da medicina”.

Entre as justificativas da nova resolução estão evidências científicas de que a relação entre médicos e indústria pode influenciar, de forma negativa, as prescrições de medicamentos e as decisões sobre tratamento.

VN:F [1.9.8_1114]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Tags
Cursos