Get Adobe Flash player
Login
Notícias

SPPT sobre Amianto

Nota da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) a propósito da interpelação judicial do Dr. Hermano Albuquerque de Castro por parte de Instituto ligado à indústria do amianto no Brasil

 

A SPPT manifesta seu repúdio à tentativa de cerceamento do direito de expressão e de intimidação do médico pneumologista e pesquisador da Fiocruz Dr. Hermano Albuquerque de Castro por parte do Instituto Crisotila, instituição defensora do uso do amianto no Brasil.

As declarações do Dr. Hermano que motivaram a ação da referido Instituto estão em conformidade com o conhecimento científico disponível na literatura internacional. Além disso, contribuem para o esclarecimento da população sobre os riscos à saúde decorrentes do uso da mencionada fibra, exercendo assim uma função prioritária do médico.

As fibras de amianto são cancerígenas – conforme atestam milhares de publicações científicas – e assim são classificadas pela Agência de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), vinculada à Organização Mundial da Saúde, por agências ambientais dos EUA, da UE e pela legislação nacional (Anexo II do Decreto 3.048/99 e Portaria do Ministério da Saúde GM 1.339/99);

Não existe limite mínimo seguro para exposição a cancerígenos.
Materiais de fibrocimento com asbesto, por óbvio contém a fibra.
Perfurar, raspar, abrasar estes materiais são ações que liberam poeira com a fibra.

Por estas razões vimos manifestar nossa solidariedade e apoio ao pesquisador contra o ataque que sofre dos defensores do uso de um dos reconhecidos produtos cancerígenos.

 

São Paulo 14 de fevereiro de 2012

 

Ubiratan de Paula Santos

Médico e coordenador da Comissão de Saúde Ocupacional e Ambiental da SPPT

Mônica Corso Pereira

Presidente da SPPT

 

 

Informações para a imprensa

Acontece Comunicação e Notícias

Monica Kulcsar ou Juliana Machado
(11) 3873-6083 / 3871-2331
acontececom2@acontecenoticias.com.br
www.acontecenoticias.com.br

 

VN:F [1.9.8_1114]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Tags
Cursos