Get Adobe Flash player
Login
Notícias

As recentes notícias em saúde, ciência e tecnologia:

A Formação do Cirurgião Plástico

Programa
Idéias, Conceitos e Desafios

Tema
A Formação do Cirurgião Plástico

Descrição
CIRURGIÃO PLÁSTICO DEVE TER FORMAÇÃO MÍNIMA DE 11 ANOS PARA OBTER O TÍTULO DE ESPECIALISTA.
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional de São Paulo (SBCP-SP) reforça a importância de realizar os procedimentos cirúrgicos com profissionais que tenham formação especializada. Só o estado de São Paulo concentra aproximadamente 36% dos cirurgiões plásticos do País .
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional São Paulo (SBCP-SP) alerta pacientes sobre a importância da formação acadêmica e profissional do cirurgião plástico. No Brasil, para obter o título de especialista em cirurgia plástica, o profissional deve passar ao todo por 11 anos de estudo. Após cursar seis anos da faculdade de medicina, o médico presta um exame e cursa dois anos de residência em cirurgia geral. Ao final da residência, o profissional passa por nova prova para residência em cirurgia plástica, que dura três anos. Ainda é obrigatório ao médico ser aprovado em um exame na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para obter o título de especialista.
A cirurgia plástica deve ser feita por pessoas que tenham a formação adequada para realizá-la, apesar da nossa Constituição desatualizada permitir a qualquer médico brasileiro realizar procedimentos deste tipo”, ressalta Antonio Graziosi, presidente da SBCP-SP.
O estado de São Paulo concentra o maior número de especialistas do País com 1.440 cirurgiões plásticos. Em todo Brasil, há 3.921 médicos associados à SBCP e que, portanto, possuem o título de cirurgião plástico. Para os pacientes que desejam realizar uma cirurgia plástica de fins estéticos ou reparadores, a SBCP-SP enumera alguns itens que devem ser seguidos antes de optar por um especialista:
– Busque referências sobre cirurgiões plásticos para não escolher um profissional ao acaso. Peça indicação a um médico de sua confiança. Cheque quantos pacientes já foram indicados por seu médico a este cirurgião plástico e quais foram as impressões destes pacientes após as cirurgias. Converse também com familiares e amigos que tenham feito cirurgias plásticas. Pergunte como foi o atendimento pré e pós-operatório, veja os resultados obtidos e se a pessoa lhe indicaria este cirurgião plástico:
– Tenha cuidado redobrado com anúncios sensacionalistas que prometem resultados excelentes, especialmente nos casos em que há divulgação de fotos de pré e pós-operatórios e ofertas de parcelamentos de honorários. “Estas propagandas ferem a ética profissional”, afirma Graziosi.
– Após listar alguns nomes, confira se estes médicos são especialistas em cirurgia plástica. Para isto, entre em contato com a SBCP-SP no (11) 3825-9685 ou pelo site www.cirurgiaplastica.org.br. No site, basta digitar os nomes para descobrir se os profissionais indicados são realmente cirurgiões plásticos.
– Pesquise ainda no site do Conselho Federal de Medicina (www.portalmedico.org.br) se há processos movidos por pacientes contra os profissionais recomendados;
– O próximo passo é marcar uma consulta o médico selecionado durante a pesquisa. Desta forma, você poderá expor seus objetivos, esclarecer suas dúvidas e analisar as opiniões e condutas do cirurgião plástico. Nesta conversa, você poderá sentir também se o profissional lhe transmite segurança e confiança”, explica Graziosi:
– Durante as consultas, o cirurgião plástico deve perguntar sobre suas expectativas, avaliar suas reais necessidades, discuti-las com você e aconselhar quais os procedimentos mais indicados para se obter os resultados esperados. As dúvidas sobre o procedimento devem ser esclarecidas em uma linguagem acessível e abranger o grau de complexidade, o tipo de anestesia e internação, os cuidados pré e pós-operatórios, e os cuidados em longo prazo. Além disso, o cirurgião plástico deve pedir os exames pré-operatórios clínicos.
O especialista tem obrigação de informar também os riscos envolvidos na cirurgia plástica, suas possíveis complicações e receber naturalmente perguntas sobre sua qualificação profissional, finaliza Graziosi.

Dur. aprox.
01h01

VN:F [1.9.8_1114]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Tags
Cursos