Get Adobe Flash player
Login
Notícias

As recentes notícias em saúde, ciência e tecnologia:

Hereditariedade no Câncer de Cabeça e Pescoço

Programa
Prevenção em Câncer

Tema
Hereditariedade no Câncer de Cabeça e Pescoço

Descrição
A TV Conexão Médica transmite mais um programa da série Prevenção em Câncer sob coordenação do Dr. Ricardo Antunes, coordenador nacional de prevenção da Sociedade Brasileira de Cancerologia.
O programa conta com a participação do Dr. André Lopes Carvalho, médico do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital do Câncer, da Dra. Cláudia Rainho, Professora de Genética Molecular Humana do Curso de Medicina da UNESP.
Existem diversas causas para este tipo de câncer, porém será ressaltada a alteração genética causada pelo consumo de álcool e tabaco.
Ninguém está ileso, entretanto, é certo que pessoas que fumam e bebem demasiadamente têm chances bem maiores de ser acometidas por tumores malignos.
Segundo o Dr. Ricardo Antunes, os maus hábitos, como vícios e sedentarismo são os maiores responsáveis pelo grande número de casos atualmente.
Entre os facilitadores de risco, o único que não pode ser evitado é a hereditariedade. Contudo, a Dra. Cláudia alerta que “os fatores ambientais, bem como o consumo de substâncias tóxicas, são as principais causas deste mal. Isto é, são raros os casos em que a doença é transmitida por herança familiar”.
A prevenção baseia-se em uma alimentação saudável rica em vegetais e frutas, além de acompanhamento médico assim que detectado qualquer alteração no organismo. Dr. André Lopes orienta: “A melhor prevenção é não consumir bebidas alcoólicas, cigarros, charutos e evitar a exposição desnecessária ao sol”.
Créditos para Certificado de Atualização Profissional da SBC de acordo com as normas da CNA/AMB/CFM.
É necessário assinar lista de presença para confirmar participação. O código deste evento é: 3507.

Dur. aprox.
01h30

VN:F [1.9.8_1114]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Tags
Cursos