Get Adobe Flash player
Login
Notícias

As recentes notícias em saúde, ciência e tecnologia:

Suporte Nutricional ao Paciente Grave

Programa
Atualização Profissional em Medicina Intensiva – AMIB

Tema
Suporte Nutricional ao Paciente Grave

Descrição
A TV Conexão Médica, transmite mais uma aula do Curso Atualização Profissional em Medicina Intensiva – AMIB. Desta vez, abordará a utilização do suporte nutricional a pacientes críticos.
A subnutrição é um dos mais graves e corriqueiros problemas de saúde que os médicos enfrentam. Constata-se, hoje, que há um índice alto de hospitalizados que morre por falta de alimentação adequada, e não propriamente em consequência da doença motivadora da internação em última instância. Diante dessa situação alarmante, já virou prática o fato de as unidades médicas adotarem tratamentos baseados nas necessidades nutricionais dos enfermos.
“A utilização correta de substratos energéticos é importante e necessária para os pacientes. A equipe médica deve considerar as particularidades de cada organismo para que este tenha condições de se tornar mais resistente” afirma Dr. Ederlon Rezende¸ coordenador do Programa de Atualização em Medicina Intensiva e moderador das discussões.
A terapia é dirigida por médicos, nutricionistas, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos. Estes profissionais devem ser preparados para reconhecer o composto adequado a cada paciente e capacitados para identificar futuras complicações.
A preocupação é grande por parte dos especialistas, pois a estatística de doentes desnutridos chega a 70% em alguns hospitais. “É fundamental conhecer os avanços na terapia nutricional para que se ofereça uma dieta correta e eficaz, evitando a negligência dos casos de subnutrição”, alerta o Dr. Paulo César Ribeiro, um dos palestrantes do programa da AMIB, responsável pelo Serviço de Terapia Nutricional Artificial do Hospital Sírio Libanês.
Atualmente, é reconhecido que o acompanhamento médico na receita alimentar contribui para a eficácia de tratamentos, além de evitar ausência de nutrientes essenciais à saúde.
Além dos Drs. Ederlon Rezende e Paulo César Ribeiro, terá como palestrantes o Dr. Edwin Koterba, diretor clínico da equipe multidisciplinar de terapia nutricional do Hospital São Camilo, Dr. Alberto Barros, Presidente da Sociedade Pernambucana de Nutrição Parenteral e Enteral, Dr. Luiz André Magno, Supervisor do Serviço de Terapia Intensiva do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, Dr. Sérgio Loss, Especialista de Terapia Intensiva pela AMIB, Dr. Alessandro Pontes Arruda, Chefe do Serviço de Terapia Intensiva do Hospital Fernandes Távora de Fortaleza, e o Dr. José Raimundo Azevedo, Presidente do Comitê de Terapia Nutricional da AMIB em São Luiz, Maranhão.
Revalidação: Este programa vale um ponto para o Certificado de Atualização Profissional de acordo com a Resoloção CFM 1772/2005.
Não se esqueça de assinar a lista de presença em seu auditório.
O código desta atividade é: 1507.

Dur. aprox.
01h48m

VN:F [1.9.8_1114]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
Suporte Nutricional ao Paciente Grave, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Tags
Cursos