Get Adobe Flash player
Login
Notícias

As recentes notícias em saúde, ciência e tecnologia:

Sedação e Analgesia em UTI

Programa
Atualização Profissional em Medicina Intensiva – AMIB

Tema
Sedação e Analgesia em UTI

Descrição
A TV Conexão Médica transmite a sexta edição do Curso de Atualização Profissional em Medicina Intensiva da Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB.
“De maneira geral, cerca de 60% dos pacientes da terapia intensiva recebem alguma forma de sedação”, afirma o Dr. Gustavo Adolfo Junqueira Amarante, Médico Intensivista do Hospital Sírio Libanês e Chefe do Hospital da Maternidade Brasil, em Santo André, além de Prof. Assistente do Departamento de Cirurgia da Escola Paulista de Medicina e Diretor da Sociedade Paulista de Terapia Intensiva (SOPATI). Ele faz a apresentação inicial dos temas, à qual se seguirá um debate em três blocos, moderado pelo Dr. Ederlon Rezende, diretor do serviço de terapia intensiva do hospital do Servidor Público Estadual.
Para as discussões, que colocarão em foco os casos mais polêmicos relativos à sedação e analgesia, estarão presentes a Dra. Gleicy Barcelos, Anestesiologista e Intensivista da UTI da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Dra. Rachel Moritz, Prof. da Universidade Federal de Santa Catarina e Chefe da Residência de Medicina Intensiva do Hospital Universitário, Dr. Gerson Macedo, Prof. de Medicina Intensiva da Universidade Severino Sombra (Vassouras), Dr. Fernando Dias, Prof. Faculdade de Medicina da PUC-RS e Chefe da UTI Geral do Hospital São Lucas, Marcel Rezende Lopes, Diretor da UTI da Santa Casa de Misericórdia de Passos e Nazah Youssef.
Dr. Ederlon explica que a sedação é uma ferramenta essencial tanto para o cuidado dos pacientes críticos, com o objetivo de diminuir as conseqüências do estresse causado pela permanência na UTI, quanto para o tratamento adjuvante, facilitando diferentes procedimentos, como a ventilação mecânica. Ele, alerta, porém, que é preciso cuidado. “Nos últimos anos aprendemos que é importante usar estas técnicas de maneira racional. O uso inadequado pode complicar algumas situações.”

Dur. aprox.
02h04m

VN:F [1.9.8_1114]
Rating: 5.0/5 (3 votes cast)
Sedação e Analgesia em UTI, 5.0 out of 5 based on 3 ratings

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Tags
Cursos