Get Adobe Flash player
Login
Notícias

As recentes notícias em saúde, ciência e tecnologia:

Estratégias de Transfusão no Paciente Crítico

Programa
Atualização Profissional em Medicina Intensiva – AMIB

Tema
Estratégias de Transfusão no Paciente Crítico

Descrição
A TV Conexão Médica transmite o Curso de Atualização Profissional em Medicina Intensiva da Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB.
Nesta sétima edição, vai ao ar a aula Estratégias de Transfusão no Paciente Crítico, moderada pelo Dr. Ederlon Rezende, e ministrada pela especialista Dra. Flávia Machado, professora adjunta da disciplina de anestesiologia, dor e terapia intensiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
“A anemia é problema comum nos pacientes de terapia intensiva”, conta dr. Ederlon. Segundo ele, nos últimos anos, percebeu-se, por meio de estudos, que as transfusões de sangue podem trazer prejuízos aos pacientes. “Houve uma mudança de comportamento. Procuramos utilizar cada vez menos a transfusão de hemoderivados porque seu uso está associado a diversas complicações, como a disfunção orgânica e o aumento do risco de infecções e da ocorrência de recidivas em pacientes com câncer, entre outras”.
“O enfoque da aula é a atenção aos potenciais malefícios da transfusão face aos benefícios discutíveis que ela oferece”, adianta Dra. Flávia. Ela confirma que, na literatura mundial, a tendência é diminuir o uso deste procedimento.
“É relevante que se utilizem estratégias com objetivo de diminuir a necessidade de transfusões”, reitera dr. Ederlon, ressaltando como possibilidades interessantes o uso de medicamentos específicos e o conservadorismo quanto à retirada de sangue para exames laboratoriais, ou seja, pedir amostras com mais cautela e somente em necessidade verdadeira.

Dur. aprox.
01h41m

VN:F [1.9.8_1114]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
Estratégias de Transfusão no Paciente Crítico, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Tags
Cursos