Get Adobe Flash player
Login
Notícias

As recentes notícias em saúde, ciência e tecnologia:

Equilíbrio Ácido-base

Programa
Atualização Profissional em Medicina Intensiva – AMIB

Tema
Equilíbrio Ácido-base

Descrição
A campanha mundial de sobrevivência à sepse (Surviving Sepsis Campaign – SSC) será tema desta edição do programa de Atualização Profissional em Medicina Intensiva da AMIB exibido pela TV Conexão Médica.
Neste encontro serão apresentados os highlights do XIX Annual Congress da European Society of Intensive Care Medicine, que aconteceu em Barcelona em Setembro de 2006.
Serão apresentadas novas técnicas, informações e estudos, alguns dos quais nem sequer publicados. A cobertura foi feita pelo Dr. Ederlon Rezende, Diretor do Serviço de Terapia Intensiva do Hospital do Servidor Público Estadual e coordenador do curso. Nesta aula será discutido o Equilíbrio Ácido-base e outros temas abordados no encontro internacional. Foram convidados para debater o assunto: Dr. Alvaro Réa Neto, Diretor do CEPETI (Centro de Estudos e Pesquisa em Terapia Intensiva) – Curitiba/PR, Dr. Ciro Leite Mendes, Presidente – SOPAMISOC. Paraibana de Medicina Intensiva – João Pessoa/PB, Dr. Rubens Carmo Costa Filho, Médico Intensivista do Hospital Pró Cardíaco – Rio de Janeiro/RJ, Dr. Fernando S. Dias, Prof. Faculdade de Medicina da PUC-RS e Chefe da UTI Geral do Hospital São Lucas – Porto Alegre/RS e Dra. Suzana Lobo, Intensivista pela AMIB – São José do Rio Preto/SP
Estatísticas mostram que a SEPSE é a doença que mais mata nas unidades de terapia intensiva e uma das principais causas de mortalidade hospitalar tardia, superando o infarto do miocárdio e o câncer. No Brasil, é responsável pela ocupação de 25% dos leitos em UTIs, sendo letal em 50% dos casos (média acima do índice mundial de 40%). Em 2002, na Espanha, foi iniciado um esforço mundial para reduzir essa taxa de mortalidade: a SSC. A iniciativa, coordenada no Brasil pelo Instituto Latino Americano para Estudos da Sepse, reuniu representantes de 11 organizações de medicina intensiva e infectologia a fim de elaborar preceitos básicos à atuação médica nesses casos.
“O estabelecimento dessas novas diretrizes nos levou à necessidade de rediscutir o tratamento e a referência de terapia de sépticos em todo Brasil. Por isso, através da mesa-redonda, debateremos os novos conceitos que têm semeado dúvidas na prática diária de diversos especialistas”, esclarece Dr. Ederlon.
Revalidação: Este programa vale um ponto para o Certificado de Atualização Profissional de acordo com a Resoloção CFM 1772/2005.
Não se esqueça de assinar a lista de presença em seu auditório.
O código desta atividade é: 1508.

Dur. aprox.
02h08m

VN:F [1.9.8_1114]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Tags
Cursos